Cuidado com o arquivo ZIP: conheça golpe com vírus pelo WhatsApp que faz vítimas no RS
31/10/2025
(Foto: Reprodução) Conheça golpe com vírus pelo WhatsApp
Um novo golpe tem se disseminado pelo WhatsApp no Rio Grande do Sul: o vírus, chamado Sorvepotel, infecta celulares e computadores após o usuário clicar em um link ou arquivo ZIP recebido por mensagem. O conteúdo costuma ser disfarçado como orçamento, recibo ou comprovante.
As mensagens geralmente partem de contatos conhecidos e apresentam linguagem técnica. Ao ser acessado, o arquivo ativa o vírus, que passa a agir silenciosamente no dispositivo da vítima.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Veja como o golpe funciona:
A vítima recebe uma mensagem com link ou arquivo ZIP;
O conteúdo parece confiável e técnico;
Ao clicar, o vírus é instalado no dispositivo;
O malware acessa o WhatsApp Web e envia o mesmo arquivo para todos os contatos e grupos;
Em minutos, o golpe se espalha em cadeia;
Criminosos podem acessar dados pessoais e senhas.
Golpe com vírus pelo WhatsApp por meio do arquivo ZIP
Reprodução/ RBS TV
Em nota, a Meta informou que está "sempre trabalhando para tornar o WhatsApp o lugar mais seguro para a comunicação privada" e que "criamos camadas de proteção que oferecem mais contexto sobre com quem você está conversando". Leia abaixo a íntegra
Segundo a Polícia Civil, há mais de 20 ocorrências registradas e em investigação. A moradora Laura Klein foi uma das vítimas. Ela estava fazendo orçamentos após perder bens no acidente com um ônibus desgovernado que atingiu o Edifício Esmeralda, no centro de Porto Alegre:
"Deu alguns minutos e eu vi que meu WhatsApp começou a mandar a mesma mensagem para toda a minha lista de contatos, que eu contabilizei com umas 400 pessoas. Então, nesse momento, eu percebi o que estava acontecendo", conta Laura.
O delegado Filipe Bringhentti, do Departamento de Repressão a Crimes Cibernéticos, alerta para cuidados básicos:
“Nunca abrir anexos nem clicar em links suspeitos, mesmo que venham de pessoas conhecidas. Manter o antivírus atualizado, desconectar o WhatsApp Web quando não estiver usando e, se cair no golpe, desconectar da internet, fazer a varredura e registrar boletim de ocorrência.”
Ao receber um link ou arquivo, a recomendação é: atenção redobrada. Para evitar a contaminação por vírus como o Sorvepotel, é essencial manter o antivírus atualizado, desconectar o WhatsApp Web quando não estiver em uso e, em caso de golpe, desligar o dispositivo da internet imediatamente, realizar uma varredura completa e registrar boletim de ocorrência.
Confira mais dicas de segurança
A Meta incentiva os usuários a bloquear e denunciar mensagens suspeitas, ativar a verificação em duas etapas para maior segurança e nunca clicar em links nem baixar arquivos de pessoas desconhecidas.
O WhatsApp realiza verificações e exibe alertas se um arquivo for suspeito ou se estiver em um formato não compatível com o app. Para proteger sua privacidade, essas verificações acontecem inteiramente no seu dispositivo, e, devido à criptografia de ponta a ponta, o WhatsApp não pode ver o conteúdo das suas mensagens.
Os usuários também são incentivados a pausar, questionar e verificar antes de responder a uma mensagem suspeita ou incomum — especialmente se vier de um número desconhecido:
Nota da Meta
"Independentemente do serviço de mensagens que você use, só clique em links ou abra arquivos de pessoas que você conhece e confia. Estamos sempre trabalhando para tornar o WhatsApp o lugar mais seguro para a comunicação privada, e é por isso que criamos camadas de proteção que oferecem mais contexto sobre com quem você está conversando ao receber uma mensagem de alguém que você não conhece – além de proteger suas conversas pessoais com a criptografia de ponta a ponta".
VÍDEOS: Tudo sobre o RS